As Câmaras Especializadas da FIESC são órgãos consultivos que oferecem consistência e agilidade na busca das melhores alternativas e soluções para o desenvolvimento da economia. 


Combinando a participação direta dos empresários com o apoio do corpo técnico da FIESC, as Câmaras oferecem subsídios para as posições da Federação. 
Atua diretamente na discussão, encaminhando e acompanhando os assuntos relacionados ao desenvolvimento das indústrias. 

 

 

Comitês

Clique nos Comitês para conhecer:

Câmaras Temáticas

Comércio Exterior

Avaliar e estimular o processo de integração da indústria catarinense ao mercado global é o foco da Câmara de Comércio Exterior da FIESC. Seu principal objetivo é estimular a discussão de temas referentes ao comércio exterior, procurando encontrar soluções para os principais entraves e também detectar as oportunidades de negócios. A análise precisa das conjunturas nacional e internacional auxilia a FIESC na definição de ações que permitam uma maior inserção das empresas catarinenses no mercado mundial.

Composição
Maria Teresa Bustamante
Presidente

Tatiani Leal
Secretária

Mais informações com Tatiani Leal
E-mail: tatiani@fiescnet.com.br
Telefone: (48) 3231-4660
Fax: (48) 3231-4661

Nathália Maiamaral Fiumari
E-mail: nathalia.fiumari@fiescnet.com.br
Telefone: (48) 3231-4663
Fax: (48) 3231-4669

Energia

Energia é um dos temas mais relevantes e delicados da área de infraestrutura em qualquer parte do mundo. No Brasil, a segurança na oferta do insumo é atualmente uma das principais preocupações do setor industrial.

A Câmara de Assuntos de Energia assessora a diretoria da FIESC na apresentação de alternativas de curto, médio e longo prazo para a garantia do abastecimento de energia.

Composição
Otmar Josef Müller
Presidente

Anderson de Menezes
Secretário

Mais informações com Anderson de Menezes
E-mail: anderson@fiescnet.com.br
Telefone: (48) 3231-4330
Fax: (48) 3231-4237
 

Qualidade Ambiental

Os temas referentes ao meio ambiente estão entre os principais itens da agenda mundial em todos os países, desenvolvidos ou não, neste início de século. As pressões por formas de produção ambientalmente corretas se intensificam diante dos dados que apontam para o esgotamento dos recursos naturais.

Na Câmara de Qualidade Ambiental a FIESC trata deste tema. A Federação parte do princípio de que é plenamente factível conciliar a preservação do ambiente com as necessidades de desenvolvimento econômico, não apenas de Santa Catarina, mas também do país, por meio de boas práticas de gestão ambiental.

Composição
José Lourival Magri
Presidente

Fabiane Nóbrega Scalco
Secretária

Mais informações aqui.
E-mail: camara.ambiental@fiesc.com.br
Telefone: (48) 3231-4140
Fax: (48) 3231-4237

 

Relações Trabalhistas

A Câmara de Relações Trabalhistas tem como objetivo auxiliar a FIESC na promoção do bom relacionamento entre as indústrias e seus trabalhadores. A Câmara também defende a melhoria das condições de trabalho, principalmente para assegurar o atendimento às normas de saúde e segurança no trabalho, essenciais para elevar os níveis de produtividade e competitividade das empresas catarinenses.

Composição
Durval Marcatto Júnior
Presidente

Maria Antônia Amboni
Secretária

Acesse o Acervo Temático sobre Pessoa com Deficiência (PCD) ou Reabilitada.

Mais informações com Maria Antônia Amboni
E-mail: maria-antonia@fiescnet.com.br
Telefone: (48) 3231-4269
Fax: (48) 3231-4261

Transporte e Logística

Transporte é um dos temas de infraestrutura que requer a maior atenção do setor produtivo do país. Estradas em condições precárias, malha ferroviária insuficiente e portos à beira do esgotamento formam o pior dos cenários para a indústria brasileira, que paga a conta em dobro - via o aumento dos custos de transporte de mercadorias, além da elevada carga tributária.

A Câmara para Assuntos de Transporte e Logística se dedica a avaliar as condições de infraestrutura de transporte em Santa Catarina para que a FIESC possa propor às autoridades soluções para os principais entraves - além de oferecer às indústrias informações relevantes sobre logística, de maneira a auxiliá-las no planejamento estratégico e na redução dos custos das operações.

Composição
Mario Cezar de Aguiar
Presidente

Egidio Antônio Martorano
Secretário Executivo

E-mail: martorano@fiescnet.com.br
Telefone: (48) 3231-4340
Fax: (48) 3231-4237

 

Câmaras Setoriais

Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria

A agroindústria ocupa lugar de destaque na economia industrial catarinense. É a maior produtora brasileira de carne suína e a segunda em carne de frango, além do que, goza de excelente reputação no Brasil e no exterior. Este setor econômico tem um audacioso plano estratégico de transformar o Brasil num grande fornecedor de proteína animal.

Frango é o primeiro produto da pauta de exportação catarinense e suíno o quinto. A indústria alimentar é a segunda maior empregadora dentre os segmentos industriais do Estado.

Diante da importância que o setor representa para Santa Catarina e para o Brasil, a FIESC criou a Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria, que tem o objetivo de acompanhar as questões que afetam o setor, buscando aumentar a competitividade, novos mercados, modernização tecnológica e de práticas de gestão adequadas à nova realidade mundial.

Composição
Mário Lanznaster
Presidente

Odacir Zonta/Fernanda Carelli
Executivo/Executiva

Mais informações
E-mail: fernanda.carelli@fiesc.com.br
Telefone (48) 3332-3105

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria Automotiva

No mundo todo, a indústria automobilística é uma das mais importantes e influentes. Está entre os maiores empregadores de trabalho e é responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta. Santa Catarina participa desta cadeia industrial com um complexo de empresas fornecedoras de autopeças.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria Automotiva tem como principal atribuição assessorar a FIESC nos projetos de desenvolvimento do setor, bem como propor ações que permitam o fortalecimento de sua competitividade para atender as necessidades das montadoras de veículos e do mercado consumidor de autopeças.

Composição
Hugo Eurico Irigoyen Ferreira
Presidente

Luciane Camilotti
Executiva

Mais informações 
E- mail: luciane.camilotti@fiesc.com.br
Telefone: (48) 3332-3043

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção

A construção civil responde por boa parte da formação bruta de capital fixo da economia e tem alta relevância social por gerar empregos em quantidade significativa e para todos os níveis de escolaridade. Por isso, a Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção busca assessorar a FIESC na promoção do desenvolvimento do setor, para que continue crescendo em todo o estado.

Composição
João Formento
Presidente

Fernanda Carelli
Executiva

Mais informações 
E-mail: fernanda.carelli@fiesc.com.br
Telefone (48) 3332-3105

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal

A indústria de base florestal tem papel relevante na história da economia de Santa Catarina, assim como de toda a região Sul. Os primeiros empreendimentos remontam ao início do século XX. Ao longo dos anos, o setor se modernizou e baseou os negócios nas áreas de reflorestamentos, com manejo florestal adequado e práticas de gestão ambiental.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da FIESC procura atuar na promoção do desenvolvimento sustentável do setor de base florestal de Santa Catarina, para que continue progredindo e colaborando para o desenvolvimento socioeconômico das regiões nas quais estão instaladas as unidades industriais.

Composição
Odelir Battistella
Presidente

Ulisses Rogério de Arruda Andrade/Fernanda Carelli
Executivo/Executiva

Mais informações 
E-mail: fernanda.carelli@fiesc.com.br
Telefone (48) 3332-3105

 

Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa

A Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa é uma instância consultiva que debate os desafios que impactam direta ou indiretamente este segmento empresarial. Tem a responsabilidade de orientar e assessorar a Diretoria da FIESC, por meio de pareceres, recomendações, propostas, reivindicações e projetos que direcionem as ações da entidade voltadas ao setor.

Composição
Célio Bayer
Presidente

Luciane Camilotti
Executiva

Mais informações 
E- mail: luciane.camilotti@fiesc.com.br
Telefone: (48) 3332-3043

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria do Mobiliário

A indústria de móveis se caracteriza dentro do segmento produtivo tradicional como absorvedora de trabalho, uso intensivo de matéria-prima vegetal e grau significativo de verticalização produtiva. A indústria do mobiliário de Santa Catarina ocupa posição de destaque no cenário nacional, especialmente nas regiões do Planalto Norte e Oeste.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria do Mobiliário é um fórum de discussão e análise das condições dos mercados interno e externo, num segmento que depende das condições econômicas nacionais e altamente sensível ao câmbio. Além disso, está passando por transformações de ordem produtiva, com a introdução de máquinas e equipamentos de alta tecnologia e com o desenvolvimento de novas matérias-primas, buscando aumentar a excelência de seus produtos e o reconhecimento dentro e fora do país.

Composição
Arnaldo Huebl
Presidente

Luciane Camilotti
Executiva

Mais informações
E- mail: luciane.camilotti@fiesc.com.br
Telefone: (48) 3332-3043

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria acompanha as questões que afetam o setor, buscando modernização tecnológica e de práticas de gestão adequadas à nova realidade do mercado.

Composição
Norberto Viana
Presidente

Fernanda Carelli
Executiva

Mais informações 
E-mail: fernanda.carelli@fiesc.com.br
Telefone (48) 3332-3105

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca

Com relevante papel na economia de Santa Catarina, a indústria pesqueira do Estado tem a maior produção de pescado do Brasil, o maior número de trabalhadores e o maior número de estabelecimentos de extração e beneficiamento.

Ao longo dos anos, o setor saiu do sistema artesanal e se modernizou, gerando emprego e renda para a população e oferecendo produtos com qualidade e valor agregado.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca da FIESC procura atuar na promoção do setor pesqueiro catarinense de maneira sustentável, com o objetivo de torná-lo competitivo e colaborar para o desenvolvimento socioeconômico das regiões catarinenses onde atua.

Composição
André Luiz Dutra Matos
Presidente

Fernanda Carelli
Executiva

Mais informações 
E-mail: fernanda.carelli@fiesc.com.br
Telefone (48) 3332-3105

 

Câmara de Tecnologia e Inovação

Não há, nem nunca houve, desenvolvimento industrial sem avanço da tecnologia e sua aplicação eficiente nos processos de produção. A diferença, atualmente, está na velocidade cada vez maior com que o conhecimento científico progride.

Apropriar-se do conhecimento e aplicá-lo nos processos de produção e gestão para gerar ganhos de produtividade é imperativo para as empresas que desejam continuar disputando mercados.

Contribuir para o aumento da competitividade da comunidade industrial catarinense é o objetivo da Câmara de Tecnologia e Inovação a FIESC, por meio da discussão e avaliação das oportunidades existentes relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. A Câmara oferece suporte às decisões e ações da diretoria, no sentido de levar a toda a indústria catarinense informações e serviços relevantes para que alcance os mais elevados níveis de excelência tecnológica.

Composição
Alexandre d'Ávila da Cunha
Presidente

Juliano Anderson Pacheco
Executivo

Mais informações 
E-mail: jap@fiesc.com.br
Telefone (48) 3339-1457

 

Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda

O setor da Moda é um dos mais importantes na história da economia catarinense. Até hoje abriga algumas das mais famosas marcas do país. A cadeia têxtil-vestuário ainda é a maior empregadora do Estado.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda é um fórum de discussão e análise dos ambientes econômicos e mercadológicos que envolvem o setor, promove a integração da indústria com as academias que tenham o design e a moda em seus currículos, buscando fortalecer a indústria da moda catarinense no Brasil e no Exterior.

Composição
Cláudio Grando
Presidente

Luciane Camilotti
Executiva

Mais informações
E- mail: luciane.camilotti@fiesc.com.br
Telefone: (48) 3332-3043

 

Câmara do Desenvolvimento da Indústria da Saúde

A indústria da saúde é um dos 16 setores prioritários do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O segmento é integrado pelas atividades: fabricação de produtos farmoquímicos, de medicamentos para uso humano, de medicamentos para uso veterinário, de preparações farmacêuticas, de aparelhos eletromédicos e eletroterapêuticos, além da fabricação de instrumentos e materiais para uso médico e odontológico e artigos ópticos.

A Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Saúde é um fórum consultivo que tem como principal atribuição assessorar a FIESC em projetos de desenvolvimento para o setor, bem como propor ações que permitam o fortalecimento de sua competitividade por meio da compreensão das suas necessidades.

Composição
Luiz Gonzaga Coelho
Presidente

Angélia Berndt
Executiva

Mais informações
E- mail: angeliab@sesisc.org.br
Telefone: (48) 3231-4607

 

Comitês 

Comitê Estratégico para Logística Reversa

“Logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados, e seu fluxo de informação, do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado". Por Leonardo Lacerda, em artigo sobre Logística Reversa: Uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais.

Atribuições do Comitê

O Comitê Estratégico da FIESC para Política Reversa funciona no âmbito da FIESC, em conjunto com as Câmaras: de Qualidade Ambiental; da Indústria Florestal; de Transporte e Logística; de Energia; da Construção e da Tecnologia e Inovação, para discutir, subsidiar e alinhar as posições desta Federação, em consonância com seus sindicatos filiados e as indústrias, sobre as implicações e medidas necessárias, para atender as demandas da regulamentação complementar e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que diz respeito à responsabilidade compartilhada e os modelos de logística reversa

Composição

Albano Schmidt
Presidente

Anderson de Menezes
Secretário

Mais informações com Anderson de Menezes

E-mail: anderson@fiescnet.com.br
Telefone: (48) 3231-4330
Fax: (48) 3231-4237

 

Comitê de Petróleo e Gás da FIESC

Este Comitê tem como objetivo discutir as oportunidades do setor de petróleo e gás para as indústrias catarinenses, visando a inserção das mesmas como fornecedoras de bens e serviços para toda a cadeia de petróleo e gás natural.

Motivação

Vários segmentos industriais transitam na atividade petrolífera como fornecedores de bens e serviços necessários às operações de descoberta de óleo no subsolo e principalmente à sua extração, processamento e transporte. Estas operações envolvem uma variedade de materiais, instrumentos, equipamentos, máquinas e serviços.

Somente a Petrobras, segundo seu plano de Negócios 2013-2017, irá investir US$ 236,7 bilhões em toda a cadeia de petróleo e gás até 2017.

Surge assim, um cenário promissor para a economia catarinense, que pode obter grandes benefícios com o aumento da participação de seus fornecedores locais nas compras de bens e serviços, além de permitir a redução das importações e atrair capital externo para as empresas, que terão que melhorar seu perfil tecnológico, estimulando desta forma a formação de recursos humanos.
 

Objetivos:

- Discussão de oportunidades de demanda, questões tributárias, subfornecedores, conteúdo local, financiamentos e demais assuntos com todos os segmentos do setor de petróleo e gás;
- Aumentar a participação da indústria catarinense como fornecedora de bens e serviços para o setor de petróleo e gás natural;
- Fortalecer a capacidade industrial instalada, através da experiência na fabricação de produtos, fornecimento de insumos e na prestação de serviços;
- Articulação entre Universidades, Centros de Pesquisa e Empresas, visando o desenvolvimento tecnológico local de fornecedores de bens e serviços, adequados às necessidades das empresas do setor de petróleo e gás natural, além de capacitação de mão de obra especializada;
- Realização de Seminários, Workshops, visando apresentar para a indústria as oportunidades de negócios;
- Realização de Rodadas de Negócios entre as indústrias potencias fornecedoras e os principais compradores.

Estrutura

Coordenador - Edgar Cardoso da Silva - WEG

Secretário Executivo - Anderson de Menezes - FIESC

Membros - Indústrias, Sindicatos Filiados à FIESC, Entidades Governamentais e Privadas ligadas ao setor de petróleo e gás, Associações de Classe, Bancos de Fomento, Universidades e Centros de Pesquisa e Operadoras de Petróleo e Gás.

Mais informações com Anderson de Menezes

Secretário Executivo do Comitê de Petróleo e Gás da FIESC
Fone: (48) 3231-4330 Fax: (48) 3231-4237
E-mail: anderson@fiescnet.com.br

 

Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina - COMDEFESA

O Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina - COMDEFESA é uma instância consultiva da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC cujo papel primordial é a aproximação entre a Indústria de Santa Catarina e as Forças Armadas, promovendo a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa como segmento estratégico para Santa Catarina.

Os objetivos são: 

- Desenvolver projetos em consonância com a Política Nacional de Defesa (Decreto nº 5.484, de 30 de junho de 2005) e a Estratégica Nacional de Defesa (Decreto nº 6.703, de 18 de dezembro de 2008).
- Gerar oportunidades de negócio no setor de defesa.
- Desenvolver o setor de defesa como segmento estratégico para o estado.

Composição
Glauco José Côrte
Presidente

Cesar Olsen/Luciane Camilotti
Executivo/Executiva

Mais Informações:
E- mail: luciane.camilotti@fiesc.com.br
Telefone: (48) 3332-3043

Para se integrar ao COMDEFESA faça o seu cadastro.

 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco