Reconhecida por utilizar metodologias como Maker, Robótica, STEAM, entre outras, a Escola SESI de Rio do Sul também desenvolve projetos que alcançam outras dimensões, além da educacional.

Rio do Sul, 04.12.2025 - Um deles - a multa solidária da biblioteca - está relacionado à formação da cidadania, pois estimula ​a responsabilidade individual​, ao mesmo tempo em que a transforma em responsabilidade social. ​Isso porquê quando os leitores atrasam a devolução de livros, eles devem doar itens de higiene pessoal, que em 2025 foram destinados ​aos idosos do Lar Conferência São Vicente de Paulo, em Rio do Sul.

A entrega dos kits, realizada em dezembro, ocorreu em parceria com o departamento de Responsabilidade Social da FIESC Alto Vale. Participaram da experiência 17 estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Eles aproveitaram o contato com os idosos para trocar vivências, conforme explicou Cristina Girardi, bibliotecária da Escola SESI.

 “A interação afetuosa e a entrega dos presentes reforçaram nos jovens a importância da empatia, da solidariedade e do respeito entre gerações”, comentou Cristina.

 

Sobre o Lar Conferência São Vicente de Paulo

· 1951–1967 – Fundação do asilo no bairro Barragem. Estrutura inicial simples, mantida por trabalho voluntário e doações.
· 1967–1983 – Ampliação, no bairro Bremer, com construção de casinhas de madeira em terreno cedido. Média de 20 idosos atendidos. Manutenção por meio de promoções, doações e apoio comunitário.
· 1983–1984 – Enchentes destroem as moradias e uma ponte de acesso.
· 1986–1990 – Construção do novo asilo no Bairro Progresso, com terreno doado e mutirões para erguer a estrutura.  

Atualmente a instituição oferece aos residentes atendimentos com enfermeiros, médicos, nutricionista, fisioterapeuta, assim como atividades físicas e terapêuticas como dança, música, passeios, ginástica, entre outras.​ 
 

Com informações de Assessoria de Imprensa FIESC Alto Vale do Itajaí

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn