Rio do Sul, 04.12.2025 - Um deles - a multa solidária da biblioteca - está relacionado à formação da cidadania, pois estimula a responsabilidade individual, ao mesmo tempo em que a transforma em responsabilidade social. Isso porquê quando os leitores atrasam a devolução de livros, eles devem doar itens de higiene pessoal, que em 2025 foram destinados aos idosos do Lar Conferência São Vicente de Paulo, em Rio do Sul.
A entrega dos kits, realizada em dezembro, ocorreu em parceria com o departamento de Responsabilidade Social da FIESC Alto Vale. Participaram da experiência 17 estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Eles aproveitaram o contato com os idosos para trocar vivências, conforme explicou Cristina Girardi, bibliotecária da Escola SESI.
“A interação afetuosa e a entrega dos presentes reforçaram nos jovens a importância da empatia, da solidariedade e do respeito entre gerações”, comentou Cristina.
Sobre o Lar Conferência São Vicente de Paulo
· 1951–1967 – Fundação do asilo no bairro Barragem. Estrutura inicial simples, mantida por trabalho voluntário e doações.
· 1967–1983 – Ampliação, no bairro Bremer, com construção de casinhas de madeira em terreno cedido. Média de 20 idosos atendidos. Manutenção por meio de promoções, doações e apoio comunitário.
· 1983–1984 – Enchentes destroem as moradias e uma ponte de acesso.
· 1986–1990 – Construção do novo asilo no Bairro Progresso, com terreno doado e mutirões para erguer a estrutura.
Atualmente a instituição oferece aos residentes atendimentos com enfermeiros, médicos, nutricionista, fisioterapeuta, assim como atividades físicas e terapêuticas como dança, música, passeios, ginástica, entre outras.
Com informações de Assessoria de Imprensa FIESC Alto Vale do Itajaí
