No dia seguinte à sanção, entidade traz especialistas para dar um panorama das mudanças e das perspectivas para as indústrias

Florianópolis, 27.11.25 - A Lei que que amplia a isenção de Imposto de Renda para quem tem renda até R$ 5 mil sancionada no último dia 26 pelo Presidente Lula foi tema de reunião da Câmara de Assuntos Tributários da Federação das Indústrias de SC (FIESC) nesta quinta-feira. Para oferecer um panorama das novas regras e dos potenciais impactos para as empresas, a FIESC trouxe especialistas em direito tributário. A avaliação deles é de que o texto deixa muitas lacunas e abre espaço para interpretações equivocadas, o que pode gerar insegurança jurídica.

No momento, o Senado estuda incluir mudanças em alguns artigos sancionados em um outro projeto de lei que altera a tributação das bets e fintechs, em discussão na casa legislativa.

Negociações com a Receita
A reunião da Câmara também debateu o programa de Transação Tributária, um acordo que empresas em dívida com o fisco podem fazer com a Receita Federal. Pelo acordo, a empresa desiste do processo que está em julgamento administrativo e a Receita oferece condições especiais para o pagamento das dívidas. É possível propor um acordo de transação individual à Receita Federal - obedecendo os valores mínimos impostos pelo órgão - ou aderir às propostas que são publicadas em edital pela Receita por Edital.

O advogado Carlos Henrique Machado explica ainda que já há estados com políticas similares de negociação implementadas. Em SC, a lei já existe, mas aguarda regulamentação. Machado esclarece ainda que a legislação catarinense, no entanto, é mais restrita que a federal e podem aderir contribuintes inscritos em dívida ativa até 2020. Também existem iniciativas semelhantes no âmbito municipal, com Blumenau destacando-se pelo pioneirismo.

Para negociar com a Receita Federal, as empresas interessadas precisam ficar atentas aos editais publicados nos sites da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da própria Receita. Após ler o edital, a empresa precisa avaliar se os benefícios são atrativos e se está aderente às condições impostas.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Receba a newsletter Indústria News direto no seu e-mail, no WhatsApp ou no LinkedIn. https://fiesc.com.br/news

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn