Florianópolis, 31.10.2025 – O SENAI Alto Vale promoveu o ProTalent Aprendizagem, iniciativa que desafiou estudantes a aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A proposta permitiu que jovens aprendizes desenvolvessem soluções reais para demandas de indústrias da região, unindo criatividade, inovação e aprendizado técnico.
O programa foi iniciado em maio. Participaram 40 estudantes dos cursos de Assistente de Processos de Apoio de Indústrias Metalmecânicas, Manutenção de Sistemas Automatizados, Eletroindustrial e Automação Industrial.
 
INDÚSTRIAS
Eles conheceram pessoalmente problemas reais das empresas Máquinas Omil, Rio, Bovenau e Folini Têxtil.
Os desafios envolveram processos internos como registro de assistências técnicas, gabaritos para robôs de soldagem, pintura de peças, corte de botão, automatização de gravadoras de peças a laser, armazenamento de resíduos, automação de tarefas, entre outras situações relacionadas a acabamentos e produtos.
Na Folini, os jovens foram recebidos pelo analista de Automação, Paulo Afonso Martins Morais.
“Nós mostramos tanto os problemas quanto a fábrica para eles terem um entendimento sobre o que é uma indústria de confecção.”
AVALIAÇÃO
Durante os meses seguintes, as sugestões foram sendo elaboradas e ajustadas, para então passarem pela avaliação final.
“Eles conseguiram propor ideias além do que a gente imaginava. Às vezes, ficamos no nosso mundo, esperando alguma coisa e quando chegam pessoas com novas visões, com interesse e vontade, os resultados acabam surpreendendo”, acrescentou Paulo.
 
PREMIAÇÃO
A premiação das melhores propostas aconteceu no dia 21 de outubro, na sala Maker do SESI de Rio do Sul, com a presença da equipe gestora do SENAI, familiares dos estudantes, professores e representantes das empresas parceiras.
Thallys Henrique Gonçalves, 16 anos, está no curso de Automação Industrial e sua equipe trabalhou na proposta de automatizar uma prensa de sublimação para a Folini.
“Foi interessante o ProTalent porque nos ajudou a desenvolver um projeto que pode ser aplicado na indústria. A maior parte do aprendizado de um aluno é a prática. Por isso, resolver um problema de uma empresa ajuda no nosso desenvolvimento profissional e social.”
Na ocasião, Sérgio Zeferino, consultor em Gestão de Pessoas da Folini, falou para os jovens sobre a importância de investir tempo na formação profissional, aproveitando oportunidades como as que são oferecidas pelo SENAI.
SERVIÇO: Empresas interessadas em buscar novos talentos podem entrar em contato com o SENAI pelo WhatsApp (47) 98412-6117.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional
 
 
 
 

 
                         
                     
                    