Sobre a revista

Anuncie na revista

Leia online

Acesse o PDF

27ª Edição

Março/2022

imprensa@fiesc.com.br

Carta do Presidente

Educação de excelência para uma nova indústria: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entrevista

Energia em dose dupla: Jorge Nemr, presidente da Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, revela planos para a transição energética do carvão e projetos bilionários em usinas a gás natural.

Construção Naval

Toda força à frente! Produção de fragatas para a Marinha e retomada de encomendas do setor de Óleo e Gás dão fôlego novo aos estaleiros da região da Foz do Itajaí-Açu, que ampliam o número de trabalhadores.

Inovação

Uma idéia de cinema: A General Motors e o Instituto SENAI de Inovação de Joinville criaram um robô snake capaz de chegar a locais de acesso complicado em fábricas. Curiosa foi a inspiração que levou ao seu desenvolvimento: os braços flexíveis do vilão dos filmes do Homem Aranha.

Educação

Vem aí o profissional do futuro: Escolas novas, integradas e com metodologias especiais, laboratórios didáticos reconfigurados, programas inovadores de educação a distância e uma rede de ensino superior estreitamente conectada aos polos industriais do Estado. Com iniciativas como essas, o Projeto de Educação SESI SENAI 20/30 promove uma transformação profunda na agenda de educação da FIESC.

Construção Civil

Um drible na escassez: Falta de vergalhões de aço no mercado durante a pandemia ameaçou a continuidade da produção do setor, mas a importação da Turquia garantiu o abastecimento. A operação só foi possível graças ao trabalho de desenvolvimento de fornecedores que a CooperconSC vem realizando há anos.

Dossiê Infraestrutura

Nas águas do crescimento: A Baía da Babitonga, no Norte catarinense, caminha para se tornar uma das maiores plataformas logísticas da América do Sul, com projetos de R$ 15 bilhões em investimentos privados. Os desafios são ampliar a malha de ferrovias e rodovias do entorno e realizar obras públicas na própria baía, como o aprofundamento do canal.

Perfil

O criador de soluções: O incansável Miguel Abuhab criou as empresas Datasul e Neogrid, abriu o capital das duas, desenvolveu um modelo para a simplificação tributária do País e se ocupa da formação de professores e crianças por meio de sua Fundação.

Negócios

Medalha de ouro em empreendedorismo: Os irmãos Juliano e Bruno Mendes, da família que fundou a cervejaria Eisenbahn, agora produzem queijos em Pomerode e conquistaram medalha de ouro no World Cheese Awards em Oviedo, na Espanha, com um de seus produtos.

Artigo

Santa Catarina e a geopolítica dos alimentos: José Antônio Ribas Júnior, presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina.

Revista Indústria & Competitividade

Assine e receba as próximas edições por e-mail.