FIESC atuou para defender posição do setor industrial em temas como incentivos fiscais, regras ambientais e apoio à agroindústria

Florianópolis, 12.12.25 - Na última semana de votações na Assembleia Legislativa de SC antes do recesso, os deputados catarinenses aprovaram diversas pautas de interesse do setor industrial. A Federação das Indústrias (FIESC) atuou defendendo a posição do segmento em temas como incentivos fiscais, questões ambientais e também apoio a cooperativas e agroindústrias. Confira os projetos aprovados.

Fomento ao desenvolvimento:
Projeto de Lei que concede incentivos para indústria eletroeletrônica. A demanda da FIESC, de eliminar condicionantes para que se pudesse usufruir do benefício, foi acatada. O objetivo é manter a competitividade das indústrias. A principal obrigatoriedade era que a unidade fabril estivesse próxima de unidades do IFSC ou da UDESC.

PL Coopera Agro SC fomenta cooperativas e agroindústrias por meio da ampliação do acesso ao crédito em condições diferenciadas para. A expectativa é de que o programa resulte em investimentos de até R$ 1 bilhão, via Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Projeto de Lei 759/2025, que proíbe em Santa Catarina a reconstituição do leite em pó e outros derivados quando de origem importada.

Ambientais:
PL 770/2025 - Projeto de lei que dispensa licenciamento ambiental para estradas vicinais. Tinha o objetivo de revogar uma legislação vigente para dar maior segurança jurídica ao programa Estrada Boa Rural.

PL que permite uso de escória no processo produtivo de areia de fundição. O material é uma ótima opção, do ponto de vista ambiental, para substituição de recursos não renováveis, como a pedra britada - cujo meio de extração tem grande impacto ao meio ambiente, podendo causar erosões e remoções de camada vegetal.  

PL que aprimora a Lei do uso de areia de fundição no processo industrial.


Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn