Revista Indústria e Competitividade FIESC
Revista
 
             
            Nº 38 > Outubro > 2025
 
        SC é destaque entre os estados que crescem acima da média nacional e atraem capital global. Desafio agora é tornar sustentável a continuidade do crescimento.
- 
                      Carta ao leitor Indústria catarinense: resultados sólidos e novos desafiosO ciclo que se inicia na FIESC com o mandato do presidente Gilberto Seleme, eleito para o período 2025-2028, é repleto de desafios, mas ao mesmo tempo já nasce marcado por importantes conquistas. 
- 
                      Entrevista A força da indústria está nas pessoasO presidente da FIESC, Gilberto Seleme, afirma que sua gestão tem como foco a valorização das pessoas por meio da educação, saúde, inovação e qualidade de vida, além do associativismo. O objetivo é transformar vidas e elevar a competitividade da indústria. 
- 
                      Desenvolvimento Os novos puxadores do PIBSanta Catarina se consolida como destaque entre as “Onças Brasileiras”, os estados que puxam o crescimento do PIB. O dinamismo atrai investidores e projeta o Estado como modelo de prosperidade, mas para que o processo seja sustentável é preciso planejar o futuro com equilíbrio regional, inovação, infraestrutura e capital humano. 
- 
                      Desenvolvimento A espiral do crescimento sustentávelO futuro de Santa Catarina depende de planejamento de longo prazo e visão integrada para alinhar os fatores que levarão a um ciclo virtuoso. 
- 
                      Mercado Um tiro certeiro para a indústriaCom tensões globais e incentivos da política industrial o setor de Defesa ganha relevância na economia e aumenta a demanda por soluções da indústria. Em Santa Catarina, o CONDEFESA, da FIESC, conecta empresas às Forças Armadas, gerando novos negócios e inovações para o setor. 
- 
                      Inovação O petróleo também é nossoSanta Catarina se torna referência global em soluções para o setor de óleo e gás graças à parceria entre o SENAI/SC e a Petrobras na criação de centros tecnológicos para desenvolver equipamentos até então importados e robôs de aplicações inéditas. 
- 
                      Gestão Caminho do meio para seguir em frenteEmpresas familiares catarinenses enfrentam o desafio de equilibrar tradição e inovação em processos sucessórios. Casos como os da Metalúrgica Fey, Urbano e Duas Rodas mostram como governança e planejamento permitem continuidade com transformação. 
- 
                      Educação A difícil equação da engenhariaO Brasil forma poucos engenheiros e muitos chegam sem preparo para a realidade da indústria. Um grupo de renomados profissionais catarinenses ligados à Academia Nacional de Engenharia busca reverter o quadro com o apoio de instituições como o UniSENAI. 
- 
                      Agroindústria A fórmula da eterna juventudeEmpresas precisam de parcerias com produtores rurais para o sistema de integração, e um dos desafios é a manutenção dos jovens no campo. Para tornar os negócios sustentáveis e atrativos para as novas gerações, elas auxiliam os produtores com tecnologia, incentivos e gestão. 
- 
                      Agroindústria O agro do silício em SCAdotando soluções tecnológicas, nova geração conecta produtividade e qualidade de vida no campo. 
- 
                      Perfil A cientista que virou empreendedoraA farmacêutica Betina Zanetti Ramos transformou sua tese em negócio e fundou a Nanovetores, referência em nanotecnologia para cosméticos. A empresa exporta para 150 países e alia inovação científica a práticas de bem-estar e humanização. 
- 
                      Artigo Ampliando a presença internacionalPor Neivor Canton, presidente da Aurora Coop e vice-presidente estratégico para o agronegócio da FIESC. 
Publicação
38ª Edição
Período
Outubro/2025
 
                 
 
 
 

 
                         
                     
                    