Leia online

Acesse o PDF

Sobre a revista

Anuncie na revista

28ª Edição

Julho/2022

imprensa@fiesc.com.br

Carta do Presidente

Somos a indústria em transformação: Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Entrevista

Empresa boa que dá gosto: Leonardo Fausto Zipf, presidente da Duas Rodas, conta que inovação, internacionalização e relacionamento com os clientes, além da imensa base de conhecimento legada pelas gerações anteriores, sustentam o impressionante ciclo de crescimento da empresa.

Vestuário

Uma indústria que nunca sai de moda: Com tradição e muito conhecimento fabril, Santa Catarina é líder nacional na produção de roupas e sua indústria cresce acima da média, mas isso não garante a liderança no futuro. Iniciativas que miram a renovação da cultura fabril prometem dar novas características ao setor no Estado.

Dossiê infraestrutura

Já dá para ver a luz no fim do túnel: Como as equipes de engenharia do Contorno Viário de Florianópolis enfrentam desafios como a existência de solos moles por onde passará a rodovia de 50 quilômetros e seções mistas de materiais (rochas e terra) nos maciços onde são construídos quatro túneis duplos para que a obra seja entregue até o final de 2023.

Gestão

ESG - a nova forma de fazer negócios: A incorporação das dimensões ambiental, social e de governança pelas empresas é considerada uma nova forma de conduzir os negócios. Além de ser o certo a se fazer, diversos vetores de pressão aceleram a agenda, como investidores, clientes, colaboradores e novas regras e acordos.

Inovação

Mestres da manufatura avançada: Para tirar o melhor proveito possível da transformação digital a Tupy, de Joinville, resolveu criar um curso para os seus colaboradores em parceria com o SENAI/SC. É o MBI em Fundição 4.0, que gera conhecimento sobre tecnologias e forma líderes em inovação.

Energia

O ano do sol: A geração solar praticamente dobrou no País em um intervalo de um ano e deverá se expandir ainda mais com o novo marco legal do setor e o aumento da eficiência das soluções fornecidas por indústrias de Santa Catarina, que apostam alto em fontes limpas e renováveis.

Tendências

A agroindústria de laboratório: Com a instalação em Florianópolis do centro de pesquisas da JBS dedicado ao cultivo de proteínas – ou carne de laboratório – a agroindústria catarinense, que já está entre os maiores produtores e exportadores de carne suína e de frangos, dá um salto tecnológico e se habilita a explorar novos mercados.

Perfil

A vez da quarta geração: A Altenburg, fabricante de roupas de cama de Blumenau, está completando 100 anos. Seu comandante Rui Altenburg trabalha há mais de 50 anos na empresa e, após consolidar a estrutura de governança corporativa, está concluindo o processo sucessório ao passar o bastão para a quarta geração da família.

Artigo

Saneamento - mais que um direito humanitário: Otto von Sothen, Presidente da Tigre.

Revista Indústria & Competitividade

Assine e receba as próximas edições por e-mail.